domingo, 19 de abril de 2009

Polícia é que nem criança, quando tá longe faz falta, quando tá perto incomoda. (repercussões)

O artigo gerou boas discussões. Seguem dois e-mails, um enviado por um policial civil e outro por um oficial da PM (ambos me autorizaram a publicação).

Acho interessante trazer pra fora de minha instituição (Polícia Civil) tais problemas. Meu amigo Paulo é um apaixonado pelo assunto referente a Segurança Pública. Acho que isso não é uma questão de lavar roupa suja, mas sim de dar ao cidadão o direito de saber o que realmente acontece nos bastidores da Segurança Pública do Estado do RJ, e com isso saberem como pensar em relação aos fatos que acontecem a sua volta, até para se defenderem e não serem enganados por políticos mentirosos!
O problema maior é que os policiais ganham muito mal, e, tem de haver compensações para eles pensarem mais de uma vez em se corromper. Não basta só punir, tem de compensar financeiramente, todos esses policiais que dão suas vidas, suas folgas e sua coragem, (alguns, infelizmente até suas vidas) em troca de um soldo esdrúxulo. Estes policiais que não respondem a inquéritos por enriquecimento ilícito, extorsão, e outros tantos mais. Que não possuem mansões ou carros incoerentes com o salário recebido.
Se a segurança pública é tão importante, por que não pagamos aos nossos policiais salários dignos? Por que não criamos um programa de treinamento mais eficiente, ao invés de "pagar" a conta de uma "FORÇA NACIONAL" (formada em sua grande maioria por Bombeiros e Policiais Militares de outros estados) que para nada serve? Se o Governo não tem dinheiro para remunerar bem quem é importante, para que teria dinheiro?
Para aumentar o número de policiais em serviço, basta oferecer melhores salários. Não é necessário novo Concurso Público. Com melhores salários a maioria dos policiais largaria seus "bicos" e trabalharia em disponibilidade integral. Haveriam mais prisões, maiores resultados nas estatísticas policiais ...
Acho que isso não deve interessar a todos. Existem muitas pessoas que precisam (ou ganham com isso) de uma Polícia ineficiente, insatisfeita, e ignorante!

Alberto, policial civil.



Siqueira, como vai?
Está muito bom o seu artigo. Pequenas considerações devem ser feitas, mas não serão acatadas pela maioria porque é uma questão cultural como sempre falei.
Exemplo:
Existem Psicólogos na PMERJ deste de junho de 1976. Atentou? 1976 (hum mil novecentos e setenta e seis).
Trabalhavam com pacientes com estresse funcional, em virtude de situações pós traumáticas, Além de outros tipos de atendimentos.
Exemplos:
Policiais reféns em casa de custódia e outros problemas. Na prática eram encaminhados para o serviço de Psicologia no HCPM pelos comandantes, porque o fato saia na mídia e o policial se recusava a voltar ao trabalho. Na terceira ou quarta consulta desapareciam alegando impedimento por parte do Comando do batalhão. Na folga deles jamais. É cultural infelizmente a Polícia no Brasil não acredita em Psicólogo.
Quando Comandei o BOPE em 1997, e depois em 2002, tentei fazer um trabalho sobre estresse. Não vingou porque os oficiais e praças não compareciam as palestras. Só quando obrigados por mim. Evidentemente não deu certo. Digo isso de cadeira porque tentei e havia interesse tanto meu como das Psicólogas, uma vez que minha própria mulher era a Chefe do Serviço de Psicologia da PMERJ. Hoje a PMERJ conta com mais de 60 Psicólogos. Nenhum faz o trabalho. Ninguém malha em ferro frio.
Com relação a instrução de tiro também assino embaixo. alegam não terem munição e não terem instrução. MENTIRA. Sempre teve munição, não há interesse da tropa.
Quanto a ganhar mais, fiz um trabalho no BOPE, questionando se fossem aumentados se largariam a segurança. Todos em princípio disseram que sim, mas em seguida vislumbraram que na segurança sempre se ganha mais do que na Polícia. Portanto esta medida só valorizaria a segurança. Ninguém a abandonaria, uma vez que se ganhassem 10.000,00 reais por mês na Polícia a segurança teria que pagar 15.000,00 ou 20.000,00 por mês.
Também não deu certo.
Como vê é cultural.
O policial saiu do povo. O mesmo que elegeu o LULA e vai eleger a DILMA. É povão.
Cada povo tem a policia que merece
Espero ter ajudado
Forte abraço
Meinicke


Para ler o artigo original: Polícia é que nem criança, quando tá longe faz falta, quando tá perto incomoda.

2 comentários:

  1. Paulinho, gostei do artigo. Mandei para os policias que cuidam do meu bairro e vou utilizar uma parte para distribuir aos moradores.
    Parabens
    Dulce (Marcia)

    ResponderExcluir
  2. Dulce, muito obrigado. A minha idéia é justamente que as opiniões fluam pela sociedade para que o diálogo se estabeleça,
    Abs,
    Paulo

    ResponderExcluir