quarta-feira, 17 de junho de 2009

Segurança Pública, uma matéria multidiciplinar, um Tripé.



A segurança pública se fundamenta num tripé: Educação-Oportunidades-Repressão. A educação é fundamental para que o indivíduo possa refletir sobre si, sua realidade, seja capaz de abstrair possibilidades para sua vida e se tornar mão-de-obra qualificada.

Criança tem que estudar e brincar, depois que fica adulta é preciso gerar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, porque senão, de nada adiantam investimentos em educação, teremos somente criminosos mais qualificados. É preciso que o ganho salarial seja mais vantajoso, hoje em dia quem vive no mercado informal, mantém um padrão de vida muito próximo ao trabalhador formal. O salário só aumenta quando a demanda cresce, com o excedente de mão-de-obra que existe no Brasil hoje, dificilmente haverá aumento real dos salários.

Quando tudo falha é preciso a repressão policial, o medo da punição é um fator inibidor. Além do que as polícias e o sistema prisional são potenciais absorvedores de mão-de-obra (a razão ideal de policiamento, é de um policial para cada 250 habitantes). O enfrentamento ao crime deve ser levado adiante, e deve ser realizado dentro de princípios legais e democráticos. Quem vai enfrentar um criminoso armado é necessariamente um policial. Portanto é fundamental o investimento nas polícias. Muito se fala do uso de inteligência policial, mas o que é isso de fato? Um investigação pode levar anos (As operações contra a Cosa Nostra levaram anos e não acabaram com a máfia italiana, por outro lado o juiz Falcone foi assassinado). Coloco abaixo a entrevista com um responsável pelos setores de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o qual preferiu o anonimato. Vamos chama-lo de Alberto.






1) O que é inteligência policial?
R.: Inteligência policial é quando os agentes deixam de usar a força bruta e adotam medidas mais ligadas à tecnologia, produzindo conhecimento. Usar os meios necessários para se chegar a residência dos criminosos. Usar contatos (interpessoais) por exemplo na Light, e com a roupa desta empresa, ou seus veículos, efetuar levantamentos em casas ou edifícios, podendo checar ainda o aumento do consumo de energia elétrica (fato este que estaria indicando um aumento de pessoas naquele imóvel). A inteligência usa recursos existentes como levantamentos através de sites específicos por meio dos nomes (desta forma descobre-se filiação, endereço, CPF, etc. - pode-se então checar num banco de dados se já foi feito algum Registro de Ocorrência por qualquer fato - descobre-se então o número do celular, os dados do veículo, etc.)

2) As pessoas assistem CSI e acreditam. Aquilo é possível? É possível no Brasil?
R.: Se os métodos usados no CSI existem? - Sim existem.

Se é possível o uso no Brasil? - Depende única e exclusivamente de vontade política. De quererem usar o dinheiro, realmente para descobrir a autoria de um crime. Lembre-se do caso PC Farias. Apareceu perito da USP, perito especialista (Mauro Ricart), fizeram confronto de impressões deixadas, etc. Tinham vontade de resolver por causa da mídia.



Quanto à série CSI ...
Lá não precisa de tira, de polícia. A perícia faz tudo. Vai ao local do crime, colhe os indícios, analisa, seus peritos possuem conhecimento na idade da morte de determinadas vespas encontradas nas cavernas da Bolívia, possuem banco de dados interligados, equipamentos de última geração para tudo que precisam, todos em funcionamento, técnicos disponíveis com conhecimento científico, tempo, verbas ... e se não bastasse, ao analisarem, chutam a polícia de rua, chamando o "suposto" criminoso para interrogatório (rasgaram os procedimentos básicos - perito faz perícia - investigador investiga - Autoridade de Polícia conduz as investigações) e depois de mostrarem a ele suas provas (chutaram novamente o Ministério Público) fazem na maior parte das vezes que ele confesse o crime. Então o prendem (não lembro de ter visto em nenhum episódio da série a leitura dos direitos e garantias) e o levam a julgamento. A polícia americana deve se retorcer com tamanha barbaridade!! Aqui existem tiras que passam mal quando vêem os furos ... Os peritos de lá, atiram bem, são estudiosos, interrogam e prendem.
Quero uma polícia dessas aqui também!!

3) Um trabalho de inteligência pode levar anos, correto? A sociedade, a imprensa, o governo
pressionam sempre. Isso prejudica o trabalho policial sério? Como explicar pra opinião pública
o que deve ser feito?
R.: Sim, um trabalho de inteligência pode levar anos. Por exemplo a prisão pelo Dr. Francischini da Polícia Federal do Juan Carlos Abadia, levou alguns anos. Mas não podemos esquecer que um agente da Polícia Federal, ganha muito bem e pode se dedicar a um "grampo" por muito tempo sem se incomodar com outros crimes. Acho que a primeira meta deveria ser de uma polícia mais bem paga. A corrupção não acaba! Existe corrupção na Federal, na polícia americana, em qualquer lugar. A Polícia Federal, fez o certo. Mexeu nos salários gradativamente, melhorou o nível de seus policiais e criou uma corregedoria forte. Sociedade, imprensa, Governo, sempre vão pressionar! Mas pense que com resultados, se cala a boca de muita gente. Vide como um exemplo o trabalho da CO.R.E. Ninguém bate, porque não existe nenhum (por menor que seja) boato de corrupção, o nível dos policiais é diferente da grande maioria da polícia, eles não são corruptos (pois se fossem não estaria na CO.R.E. - estariam fazendo "trabalhinhos" em outras Unidades de Polícia). A maioria das Delegacias possuem vários PMs adidos. Para que? Para arrumar dinheiro. Na CO.R.E. até existem, mas eles estão lá, pela promoção, pois ninguém leva dinheiro de forma alguma.

A Polícia Militar que é a polícia ostensiva, deveria ser ligada à Secretaria de Segurança. A Polícia Civil, que é judiciária, deveria ser como a Polícia Federal, ligada ao Tribunal de Justiça. Onde já se viu, duas policias dividindo espaço, atribuições e trabalhando numa enorme desconfiança? Não existe vontade de acabar com isso pelo poder público. Numa "anarquia" os corruptos, os infratores, saem sempre protegidos de alguma forma. É melhor, uma polícia desunida, fraca, revoltada, que seu inverso.
O número de prisões iria ser absurdo!!

Alberto, policial civil/RJ



É isso aí, a opinião de um profissional com mais de vinte anos de profissão. Pretendo agora realizar uma com um professor, outra sobre como gerar emprego e renda, com algum profissional da área de planejamento ou de economia.

Abs.





@cajuínas

3 comentários:

  1. Show!!
    O Policial que forneceu tais opiniões, conhece um "poucão" e expressa as opiniões da maioria de uma classe, onde infelizmente a sociedade não enxerga "os heróis" nela existentes. Aqueles que perdem o LAZER COM A FAMÍLIA, sacrificam o acompanhamento do crescimento dos filhos, tem problemas no pagamento de suas contas (pelo menos os honestos) e o pior se expõe a uma violência assustadora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é lamentável que em um país com tantos recursos, competência e tecnologia (temos tudo isso sim), não haja ordem e intenção política para se organizar a segurânça pública.
    Concordo que corrupção sempre haverá; é praticamente inato (vide Adão e Eva; Caim e Abel...)mas continuo acreditando nos homens de boa fé e bom coração. Ainda bem que temos o exemplo de profissionais sérios para manter nossa crença de que com um pouco de boa vontade podemos chegar lá. ;)

    ResponderExcluir