quarta-feira, 27 de maio de 2009

PT X PMDB: quem anda com morcego acorda de cabeça pra baixo.

O PMDB mandou a conta: alta demais, querem quase metade do país (10 estados). Parece coisa pra inviabilizar algum acordo com o PT e justificar o apoio ao PSDB. Sinal dos tempos que se acabam para a era Lula. Começaram a debandar do navio.

Paga o governo por ter atencipado a disputa eleitoral em mais de um ano.

É assim mesmo numa democracia, o poder se alterna, e assim deve ser. Triste é ver no que o PMDB se tornou. O velho MDB de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, entre outros, com sua importância histórica para o país em sua luta pela democracia. Agora o PMDB de Sarney, de Renan Calheiros e patota.

Culpa nossa, brasileiros que somos, em termos optado por um modelo de país onde apesar da república ser federativa no nome, no fato é um país unitarista, onde o poder central de Brasília se sobrepõe aos poderes locais, transformando os prefeitos em pedintes de verbas, indo em massa ao presidente e à ministra em chefe com o pires na mão.

Hoje em dia um município de dois mil habitantes tem que necessariamente ser uma cópia em pequena escala da organização institucional federal. Se virá a revisão constitucional em 2011, que se discuta um país verdadeiramente federativo, com mais autonomia para os estados e os municípios, para que o poder local, mais próximo ao cidadão, seja mais efetivo. Devemos soltar as amarras do país e deixar que estados e municípios possam escolher sua forma de se organizar e resolver seus problemas. Há estruturas que em São Paulo funcionam, mas no Rio Grande do Sul não fazem sentido e etc.




Os EUA se organizaram assim, legislando estado a estado e o poder central, seja através da Suprema Corte, do Congresso Nacional americano ou da presidência da república entram para corrigir distorções e garantir os direitos civis dos cidadãos e os princípios democráticos que regem o país.

Enquanto insistirmos neste nosso modelo centralista vamos pagar caro ao PMDB, PT, PSDB, DEM ou o que seja, pois os interesses regionais, claro, se sobrepõem aos nacionais. Já que é assim o fato, que seja de fato.



@cajuínas

Nenhum comentário:

Postar um comentário