quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Contradições da polícia do Rio


Se por um lado três policiais morrem heroicamente, de outro capitão e cabo da PM re-roubam (não sei como chamar isso) ladrões e deixam vítima morrendo na calçada( Evandro João da Silva, coordenador do Afroreggae, ONG que se dedica a tirar jovens da criminalidade).


A polícia do Rio vive hoje estas contradições, de um lado policiais extremamente dedicados, sérios e corajosos, de outro policiais corruptos, envolvidos em crimes, com milícias, tráfico, jogo ilegal, prostituição, extermínio, etc. e o que há de pior por aí que se possa imaginar.


Reflexo de nossa sociedade que cobra o fim da violência na cidade, enquanto há pessoas que compram drogas, pirataria, produtos roubados, convivem promiscuamente com criminosos (a idéia idiota de: "desde que não faça nada comigo, tá tudo bem").

Enquanto isso pessoas são vítimas, assaltadas, violentadas, assassinadas e policiais sérios arriscam suas vidas em vão.

É inadmissível que mais de cento e cinqüenta homens armados atravessem a cidade, informação já antecipada pela inteligência da polícia, com a facilidade como eles fizeram. Moradores da região denunciam que havia policiais militares envolvidos no tiroteio apoiando uma facção. Há informações anônimas que falam na cifra de até duzentos mil reais de propina paga para elementos policias para que a invasão pudesse ocorrer. Claro que tudo isto pode ser boato, e não tenho como comprovar os fatos.

Mas é um fato que há muitos policias envolvidos em criminalidade, lemos todos os dias no jornais. É preciso valorizar com urgência a profissão, melhorar as condições de trabalho, investir no treinamento e reciclagem dos profissionais, investir no apoio psicológico e investir muito nos mecanismos de investigação aos profissionais das polícias, pois ao lado da educação e das oportunidades, o estado tem que ter os mecanismos de repressão e punição. A sociedade precisa saber quanto custa em termos financeiros, políticos e humanos este processo e tomar sua decisão.

Enquanto isso, no complexo do Alemão, como denunciou a deputada Marina Maggessi, por motivos políticos, há dois anos a polícia não intervém contra a quadrilha de traficantes do local. Já se detectaram bunkers extremamente complexos construídos durante este período. Agora, quando os policiais sérios forem lá para prender criminosos e os retirarem do convívio das pessoas honestas que lá vivem, suas vidas correrão extremo perigo. E como fica isso?

entrevista da deputada Marina Maggessi.








@cajuínas

Nenhum comentário:

Postar um comentário