Hoje é a cena final de Cinema Paradiso. No início do filme, quando a igreja controlava o Cinema Paradiso, o padre censurava as cenas de beijo. Alfredo, o projecionista, guardou as cenas censuradas por toda a sua vida e as deixou de herança para Totó, agora Senhor Salvatore, um grande cineasta.
É emocionante, uma canção de amor ao cinema e à arte. Uma reflexão de como a arte pode resistir à censura e ao tempo. As cenas estão cheias de ranhuras, amareladas, o que dá um tom mais dramático.
São cenas de beijos, ousadias femininas e mais beijos de astros da história do cinema como: Rodolfo Valentino, Charles Chaplin, Clark Gable, James Stwart, Errol Flynn, Marcelo Mastroianni, Totó Rinna, Rita Haworth, Cary Grant, Olivia de Havilland, Greta Garbo, entre outros que não consegui identificar. Excelente música de Ennio Morriconne.
Procurei na internet uma lista com os filmes e/ou atores que aparecem, mas não consegui. Se alguém souber e quiser ajudar, vai ser muito legal. Quem acertar tudo ganha um prêmio bem bacana da Ópera Prima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário