segunda-feira, 14 de junho de 2010

Budapeste - Diário de viagem 14/06/2010



Último dia em Budapeste, hoje foi dia de ir às compras, presentes e lembrancas. Passeamos pela Rua Váci e fomos até o mercado central. O mercado central é muito interessante do ponto de vista arquitetônico. O primeiro andar é o mais legal, tipo uma cobal ou cadeg (mercados do RJ). O segundo, onde há os standes de presentes, a gente perdeu umas três horas para chegar à óbvia conclusão de que todos vendem praticamente as mesmas coisas pelo mesmo preco. Dá pra achar alguns quepes do exército vermelho e bugigangas soviéticas (acho que são feitas na china), toalhas rendadas, as mais baratas são chinesas, caixas de segredo, babuskas (aquelas bonecas umas dentro das outras) e o que eu achei mais legal, os ícones ortodoxos, que vêm da Grécia. Ou seja, praticamente nada húngaro.


Na Vaci e na Fashion street lojas tipo Zara, C&a, Louis Viton e etc. Mas na Vaci achamos uma lojinha econdida (esqueci de tirar fotos) que é uma mistura de antiquário com loja de presentes e objetos de arte. Muito legal, se chama Acs Balint e fica no número 23 da Vaci.

Dicas de Budapeste pra quem vem:

Há os passeios com guias pra quem gosta. Pra quem prefere andar sozinho, venha pra passar 4 dias pelo menos, reserve: 



Um dia para andar na cidade a pé, é segura e linda, não deixem de visitar as margens do Danúbio ao entardecer. O parlamento também é espetcular, quando sair dele, atravesse o Danúbio e o observe pelo outro lado do rio. Atravesse a ponte de Széchenyi Lánchid a pé,  segura e muito prazerosa.

Um dia para as igrejas, de preferência domingo, há as missas, portanto estão abertas, adorei São Matias, São Estevão (o fundador da cidade), Santa Ana, São Francisco, Ortodoxa Húngara, Reformista de Buda, mas faltaram várias.

Um dia para os museus, não funcionam nas segundas e no sábado e domingo fecham cedo, nossa maior decepcão, pois planejamos mal e não deu pra vistar  quase nenhum, pelo que vimos aqui  os mais legais são o de arte aplicada e o histórico.



Um dia para arredores e um dia para compras e curtir.


Pra economizar compre sucos ou refrigerantes e pão, presuntos, queijos e etc nas padarias e mercadinhos, sai mais barato que restaurante. A cerveja aqui é boa. As pessoas são educadas, emboras as mais velhas sejam mais secas, o que incomoda a nós homens cordiais que somos brasileiros. A moeda engana,  você pode gastar 20 mil Florins em um dia facilmente. Lembra a época do Cruzeiro, tudo valia mais de cem. Para se situar, calcule que 1 real vale aproximadamente 100 Florins.

Minhas preferências: 

Igreja de São Matias e tomar uma cerveja no café do muro do castelo do pescador que fica ao redor da igreja. Fica no alto de um morro ao lado do Danúbio de onde podemos ver toda Budapeste. 

Igreja de São Estevão, exuberante e tem uma visão de cima da torre, por onde vemos a cidade.

 Parlamento.
A loja Acs Balint.




Vale muito a pena, se da vida nada se leva que ao menos as lembrancas. 

@cajuínas
Paulo Siqueira
Christiane Quintiliano 




Nenhum comentário:

Postar um comentário