quarta-feira, 14 de abril de 2010

Coleção Belas Cenas do Cinema - The Searchers




Um grande filme. Ok, neste os índios são os maus, concordo: um absurdo! Mas inegavelmente um filme maravilhoso, genial, com John Wayne espetacular. 

O filme conta a história de um veterano da guerra civil americana, Ethan Edward (Wayne) um confederado, cuja família do irmão foi dizimada por índios e tem que sair em busca da única sobrevivente, sua sobrinha (Natalie Wood), raptada pelos índios. Ethan sai pra sua odisséia junto com seu sobrinho adotado, o qual ele não reconhece, por ser meio índio (o cara é um racista, beirando o fascismo mesmo). 

Pra entendermos a loucura racista do Ethan, no início ele tem por objetivo resgatar a menina, mas com o passar do tempo, e por saber que os índios a teriam usado sexualmente, ele claramente passa a querer matá-la. 

O Personagem de Ethan é maravilhoso, digno de qualquer estudo ou livro sobre roteiros cinematográficos e personagens. Ambíguo, complexo, humano em suas paixões mais violentas.



Queria colocar duas cenas, mas faria injustiça à outras. Então, aí vai:

Nesta cena, ainda no começo da busca pela menina, os homens brancos são cercados por índios em muito maior número. Planos gerais belíssimos, além da tensão conseguida pelo mestre Ford. Aos 2'30" há um plano onde vemos os brancos à frente e os índios ao fundo, excelente jogo de profundidade e travelling de câmera à serviço da dramatização da cena.


Aqui, Ethan tenta matar a sobrinha mas é impedido pelo ataque dos índios. Vejam a maravilha do roteiro, neste momento, o herói é impedido de cometer um crime pelos vilões do filme. Ford brinca com nossos sentimentos de identificação (pra quem torcemos afinal?). Aos 2'25" há um lindo contra-plongé, com os índios atacando a cavalo e passando por cima da câmera, que não é uma subjetiva, mas um objetiva colocada no meio da ação.


Agora os brancos, junto com a cavalaria (claro), atacam a aldeia indígena. Aos 8'12" há um travelling que acompanha Wayne cavalgando e atirando que é espetacular.




Agora o grand finale onde Ethan corre atrás da sobrinha mas não consegue matá-la e pelo contrário a conforta em seu colo, como se fosse aquela menina de anos atrás (0' 40"). E a cena final (uma aula de cinema), quando todos voltam para a o resto de família que sobrou, os casais se juntam (o sobrinho de Ethan com sua noiva), mas Ethan não entra na casa e se volta para ir embora, pois àquele mundo ele não pertence, é procurado pela justiça, não aceita a vitória da União sobre os Confederados, e já conheceu ódio demais para se ajustar a uma vida pacata e familiar, ou social, é e sempre será um lobo solitário, condenado a errar pelo mundo em guerras e sem nunca encontrar um ambiente onde possa se ajustar (2'26"). Lindo plano de dentro da casa para a porta de entrada, ou saída, com uma fotografia que silhueta os que entram.



@cajuínas
Paulo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário