domingo, 20 de setembro de 2009

Coleção Belas Cenas do Cinema - Noite Americana

Noite Americana (François Truffautt), referência cinematográfica. Se passa durante as filmagens de um filme. Exibe todas as dificuldades e a beleza de se realizar filmes.
Esta é a cena inicial do filme, um plano sequência numa cidade cinematográfica, com dezenas de figurantes. Todas as possibilidades de câmera são apresentadas (plongé, contra-plongé, travelling, pan, zoom, fixa, grua, câmera jornalística, etc.). Fotografia quente, sugere amanhecer ou entardecer, e um presente, o próprio Truffaut faz o personagem do diretor. Apresenta-se a câmera Panavision, luzes, a grua, os cenários, as assistentes, produtores, continuísta e etc.
Na primeira sequência, acompanhamos a cena do ponto de vista da câmera do suposto filme. Em seguida podemos observar a cena se desenrolando sob o ponto de vista de quem observa as filmagens, agora com trilha sonora e vemos a grua sendo operada, os cenários, trilhos de travellings, etc., uma delícia.
By the way... noite americana é um recurso de se filmar de dia, mas através do fechamento da íris e utilização de lentes próprias, se obter a impressão que é noite.



@cajuínas

Nenhum comentário:

Postar um comentário