terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coleção Belas Cenas do Cinema - Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954)


Esta talvez seja uma das cenas mais estudadas e famosas do cinema para atores e diretores que pesquisem sobre a interpretação. Foi e ainda é um marco no cinema. O próprio filme, Sindicato de Ladrões (On the Waterfront), de 1954 (direção de Elia Kazan) já é um marco na história cinematográfica. Nesta cena, Terry Malloy (Marlon Brando), contracena com Charley Malloy (Rod Steiger), seu irmão mais velho que sempre o manipula em favor da máfia que controla os estivadores. Terry descobre que seu irmão o leva para uma armadilha, mas ao invés da reação tradicional de  raiva, surpresa, ou medo, Brando nos brinda com decepção por seu irmão e sua traição. Reage com calma e desprezo.



Há outras grandes cenas, como a luta contra Johnny Friendely (Lee J. Cob) o antagonista de Terry, e o vilão do filme. Outro destaque para a cena de flerte de Terry com Edie Dolly (Eva Marie Sant) a mocinha, responsável pela transformação do personagem Terry ao longo do filme.




Marlon Brando foi um grande mestre, nesta cena podemos observar sua respiração, suas ações físicas, seu tempo de interpretação, o relaxamento para só proferir a fala no último momento possível.

Um grande filme, com um grande diretor e um grande ator. Só podia dar certo. Brando ganhou o Oscar de melhor ator principal e o filme ganhou mais sete estatuetas, incluindo melhor diretor, roteiro, montagem.


@cajuinas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário