quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rolo de trabalho da Ópera Prima 2011

Alguns trabalhos nos quais participamos aqui pela Ópera Prima.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Desenhos animados - cartoons - Mr. Magoo

Quem não se lembra do bom e velho Mr. Magoo? Um personagem cego cujo o cachorro (Mc Barcker) também era cego, em aventuras psicodélicas, bem no estilo dos anos 70, quando os autores contrapunham a realidade da vida com a realidade da mente dos personagens.




E um episódio




@cajuínas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Literatura e seus livros - Boa Ventura! - Lucas Figueredo



Foi dessa forma desordenada e no meio do sertão bruto que pela primeira vez o Brasil se encontrou.
(sobre a descoberta do ouro nas Minas Gerais, séc. XVIII)



Boa Ventura!
A corrida do Ouro no Brasil (1697-1810)

Interessantíssimo livro do jornalista Lucas Figueiredo. Chama a atenção a abordagem do autor sobre um tema interessante: como as utopias milenaristas de Portugal (das quais somos herdeiros diretos) fundamentadas em lendas e mitos, moveram uma nação inteira, criando um projeto nacional que uniu toda a sociedade (aristocracia, clero e plebe) e construiu um império, lançando o povo português no além mar, descobrindo e conquistando terras em busca do reino encantado de Prestes João, onde os palácios eram construídos de ouro, numa odisseia considerada mais perigosa e incrível que a conquista do espaço.

Mais tarde, no século XVI, no Brasil selvagem, mais uma vez, fundamentados em lendas e mitos, dessa vez em busca da montanha de ouro, Sabarabuçu, "o sol na terra", sai o bandeirante e o estado português em incríveis aventuras pelo sertão bruto, onde de cada 10 que iam, somente um voltava. Agora a união é entre o estado português e o filho do reinol com o índio, aquele que seria o primeiro brasileiro, o bandeirante paulista, bárbaro, violento, caçador de índios e obstinado por sua liberdade, que para ele era a distância do estado e do rei português de sua pátria (São Paulo). 

Apesar das opiniões racionais e sensatas dos governantes de Portugal, que demonstravam a loucura que era esta busca, eles persistiram por mais de cento e cinquenta anos e a descoberta do ouro viabilizou o Brasil e como diz o autor: inflamou o mundo. 




A razão, como dizem, sempre está certa, mas por vezes não é transformadora e nesses momentos, a emoção desvairada movimenta homens, estados, povos, corações e mentes.

Vale a leitura.


@cajuínas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Artes - Luiz Coelho

Achei legal dedicar um espaço pra compartilhar com meus amigos  este belo da trabalho do Luiz Coelho

Trata-se de uma coleção sua de ícones. Em recente viagem à Europa, realizei uma busca pessoa com relação à arte sacra cristã. Deparei com alguns ícones na Hungria, que apesar de apostólica tem algumas igrejas ortodoxas e influência oriental; em Paris, no Louvre e na Notre-Dame.




Creio que um belo estudo seria a história da arte cristã e sua iconografia, suas técnicas de representação e sua leitura ao longo desses dois mil anos de cristianismo. Sua origem pagã, sua transformação bárbara e bizantina, seu ápice técnico no renascimento e sua exacerbação no barroco.





Segue as palavras do artista sobre sua obra:
"Os ícones baseiam-se fortemente em símbolos a fim de comunicar um significado maior e espiritual. Como iconógrafo ao longo dos últimos anos, tenho sido abençoado pelo processo de criação de cada um deles.  Este álbum mostra algumas das peças mais recentes que eu “escrevi”.
Os ícones, para mim, são uma luta constante.  Primeiramente, a mídia seca rápido e é difícil de aplicar.  Além disso, minha tendência é tentar representá-los realisticamente, e transformar o símbolo num simulacro.  Assim, o processo de escrita de ícones é um desafio constante contra o que eu quero e o que eu acho agradável em imagens cristãs.  Talvez por isso, os resultados sejam vistos como uma fonte de luz na vida das pessoas."
 Luiz Coelho     



@cajuínas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comercial Assim Saúde

Uma parceria da Ópera Prima com a Diet Video Music. A Ópera produziu e a Diet editou e finalizou. O roteiro e concepção são da agência Novo Traço.


Making of...


... e o produto final


Assim.

@cajuínas
Paulo Siqueira
www.operaprima.net

Música - Grimpando - Camerata Brasileira




@cajuínas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com

Programa Nacional do PPS junho 2011

Mais um trabalho da rapaziada daqui da Ópera Prima


Todo mundo acordando às 3:00 da manhã e indo dormir lá pra meia-noite. O couro comeu, mas valeu a pena.
Um grande abraço à toda equipe que realizou um trabalho fantástico.

@cajuínas
Paulo Siqueira
www.cajuinas.blogspot.com