Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro, em 2008, crianças na faixa etária de 11 a 13 anos leem quase duas vezes mais que adultos na faixa dos 30 anos. Há alguns anos, as editoras tentam fazer com que o hábito da leitura se desenvolva no público infantil como um prazer, não uma obrigação escolar – afinal, levando em consideração que é um público que lê mais, o investimento teria retorno. Em um período de oito anos, 2000 a 2008, o índice de livros lidos por crianças na faixa de 5 anos de idade cresceu mais de 60%.
Especialistas afirmam que o investimento em livros interativos, que pareçam brinquedos ou jogos, são importantes – ao associar a leitura à um momento agradável de brincadeira a criança tende a sentir mais vontade de ler e, além disso, auxiliam no raciocínio e na evolução mental.
Nesta semana foi lançado o eBook de Alice no País das Maravilhas para iPad, o tablet da Apple. Além de visualmente lindo, o livro digital é quase um jogo: ao girar o aparelho, objetos do cenário desenhados nas páginas digitais passeiam pela tela; ao sacudi-lo, os personagens se mexem – tudo linkado à determinada página da história publicada em 1865, por Lewis Caroll e que, provavelmente, fez parte da infância de grande parte dos adultos de hoje.
O livro digital interativo, que é quase um jogo e prende a atenção, é uma opção que deve vingar na sociedade atual. Uma outra pesquisa, da EducaRede, realizada com jovens de 900 escolas de países da América Latina atesta que 50% das crianças entre 6 e 9 anos, possuem um aparelho celular e 53% dessa fatia, usam o telefone para brincar.
Diante desses dados, transformar o livro em um arquivo digital, no qual você pode ler a história e brincar com os personagens e objetos do cenário ao mesmo tempo, parece um passo lógico para o mercado editorial. A versão do eBook para iPad da obra de Lewis Caroll é apenas uma das várias que certamente surgirão ao longo deste ano, considerado pelos especialistas com o ano do eReader.
@cajuínas
Paulo Siqueira
Adorei o blog! Parabéns.
ResponderExcluirObrigado, estou lá te acompanhando. Legal a rede que junta pessoas com interesses afins e que sem essa ferramenta não conheceriam a produção uma da outra.
ResponderExcluir