É fundamental que o Brasil faça sua malha ferroviária em cima dos novos trens super velozes. O trem Rio-são Paulo vai levar mais de dez anos pra ficar pronto, então temos que começar logo. É urgente que se feche ferroviariamente o cinturão Rio-Belo Horizonte-São Paulo. Devemos investir também numa linha São Paulo-Buenos Aires, e noutra São Paulo- Brasília, a qual se entroncaria com o cinturão Rj-SP-BH. Essas linhas são urgentes, a partir daí podemos começar as ligações, DF- Centro oeste, DF-norte, SP-Centro Oeste, Bh-nordeste e Rj-nordeste (pelo litoral).
Esta questão ferroviária é fundamental não somente para o desenvolvimento econômico e para o fluxo de mercadorias, mas vai facilitar a tão sonhada interiorização populacional do país, que só poderá vir a reboque da interiorização econômica. Este fluxo vai diminuir a pressão populacional das capitais litorâneas, ou seja, vai ajudar na solução para o déficit habitacional, da violência urbana, para a falência do sistema de saúde, e para a incapacidade das grandes cidades de prover educação para suas populações.
Brasília foi feita a toque de caixa sem uma malha ferroviária que justificasse sua construção e assim possibilitasse tanto o acesso popular aos poderes federais, quanto o sonho de interiorizar o Brasil.
Esta questão já está mais de um século atrasada. Há possibilidades através das PPPs (parceria público privada) e do financiamento público de se levar o país diante. O custo das passagens pode ficar alto, mas há alternativas, como vagões mais caros (luxuosos ou os mais populares), cabines, e mais, óbvio, vagões restaurantes, vagões bares, vagões cinema, cybercafé, etc, que possibilitariam outras formas de serviço e portanto lucro para as operadoras de trens.
Agora que os atrasos aéreos não publicam mais primeiras páginas escandalosas ou enfurecidas, que não se quebra-quebra mais nos aeroportos, a classe média de dignou, relaxou e gozou e o assunto voou da pauta do dia para aterrisar em uma gaveta de algum ministério obscuro qualquer.
Mas isto é urgente!!!!
@cajuínas
De certo que uma boa malha ferroviária seria primordial para o desenvolvimento do Brasil e esta é uma questão mais antiga do que eu, que já tô ficando velho. No mais, teu discurso é praticamente um plano de governo!
ResponderExcluirAbs.